Buscar
  • Kelrrey

Análise Videoclítica: AS MASCARAS DE TIZIANO FERRO

“Devido às doenças do nosso tempo, para esconder nossos sentimentos, ao sair usamos máscaras, para cobrir o medo estampado em nosso rosto.” (Memo Mendez Guiu)


Era um dia de bate papo com outros youtubers e, num determinado momento, conversamos sobre as diferentes personas que interpretamos na vida, num ato de tentar não mostrar de pronto quem somos, ou por simples defesa contra o mundo.

Muitas vezes fazemos isso sem até mesmo perceber, ou até mesmo cientes, apenas pelo bloqueio e/ou defesa.

Papo cabeça, né? E daí você me pergunta: “Gatz, você escreve sobre clipes... cadê os clipe tudo?”

Comecei o texto assim não só pra demonstrar o quanto fiquei tenso com o papo (hehe), mas também porque depois disso me veio um clipe na cabeça, de um cantor que nem todos devem conhecer.


Tiziano Ferro é italiano e começou a carreira musical no inicio dos anos 2000, sempre cantou um estilo bem pop e romântico, e ficou conhecido como a Laura Pausini de calças (mesmo a Laura usando calças também, e tá tudo bem!).

Seu primeiro álbum foi lançado no Brasil e ele até teve um sucessinho por aqui com a faixa Imbranato, que foi trilha da novela Mulheres Apaixonadas.

Mas nem foi só isso. O single Sere Nere do segundo álbum também virou trilha de novela global, nesse caso a novela Começar de Novo. E ele chegou a regravar a faixa com participação da ex-The Voice Liah.

Sere Nere fez Tiziano ser conhecido no mundo todo, e naquele ano ele ainda fez uma performance no European Music Awards da MTV.

Em tempos de Olimpíadas, vale lembrar que em 2004 Tiziano fez parte da trilha das Olimpíadas de Atenas com a faixa Universal Prayer.

Mas o macho alfa pelo qual as garotas deliravam, resolveu seguir os passos de Ricky Martin e lançou um livro: “Trinta Anos E Uma Conversa Com Papai”, no qual assumia sua homossexualidade.

Ferro chegou a afirmar em entrevistas o quanto ficava triste e os momentos difíceis que passou por ser obrigado a interpretar um personagem que não era ele.

Depois de sair do armário, Tiziano se mostrou muito mais leve e sorridente no clipe de La Differenza Tra Me E Te.

Ok, mas isso acontece com muita gente... e o clipe?

Ai senhor! Ok, vamos ao clipe. Povo sem paciência...


Um dos clipes de Tiziano, faz um remake de todos os personagens interpretados em todos os outros clipes anteriores.

Tiziano inicia o vídeo como ele mesmo, passando pelo Tiziano do clipe “Perdono”, seu primeiro sucesso. O Tiziano atual se aproxima e olha para o Tiziano do passado como se estivesse julgando ele. Continua caminhando e encontra o Tiziano do clipe “Rosso Relativo”.

Todos os Tizianos do passado acompanham o atual pelo clipe. Ele passa pelo Tiziano do clipe Perverso. Depois chega o Tiziano do clipe Sere Nere. O cenário se torna o próprio clipe de Sere Nere. Com uma faixa de pedrestes pintada no chão, o vídeo se torna preto e branco e mensagens aparecem nas paredes assim como no clipe de 2003. Aparece um Tiziano com hematomas pelo rosto, é o Tiziano do clipe Ti Voglio Bene. Depois, Tiziano aparece observando um amontoado de cadeados, que foram o tema principal do clipe Ti Scatteró Uma Foto. Tiziano segue, passa pelo Tiziano do clipe E Rafaella È Mia, encontra o Tiziano vestido como jogador de futebol do clipe Alla Mia Eta sentado no cenário do clipe E Fuori È Buio. Todos os Tizianos se unem e se dispersam.

O mais interessante é que, ok, o clipe foi feito para divulgar o álbum “The Best Of”, e nada mais original do que ter uma coletânea de Tizianos no clipe também, mas o clipe mostra mais que isso.


A todo momento Tiziano “atual” passa pelos Tizianos “do passado” e faz um olhar de julgamento, de crítica, mostrando claramente que se arrepende das máscaras necessárias que usava no passado.


Se você quiser ver um vídeo sobre esse texto, aqui está!



3 visualizações

©2019 by Portugays. Proudly created with Wix.com