Buscar
  • Kelrrey

"Existe homofobia em Portugal", desabafa Tiago Braga



O ator e cantor Português do qual já falamos aqui, dono dos hits "Ilusão" e "Dois a Perder" desabafou no seu instagram sobre as notícias referentes ao seu ultimo videoclipe.


"Ontem saiu um artigo no Jornal de Notícias sobre o (clipe) “Dois A Perder”. Fiquei em êxtase quando percebi que o meu single estava a aparecer no JN. Mas depois de ler o artigo, já não estava a sorrir.

Tiago Braga desabafou também pelos Stories.

A história do videoclipe não é inovadora, é baseada no clássico de “Bonnie & Clyde”, que já foi contado centenas de vezes. A única coisa que o meu videoclipe tem de diferente é que a Bonnie e o Clyde são dois rapazes. As cenas “quentes de sexo gay”, como o autor do artigo lhes chama, são cenas sensuais completamente banais (e menos explícitas do que as de uma novela de domingo à tarde de um canal generalista) e não o pornô gratuito e escandaloso que o artigo tenta pintar.

Mas pior do que a forma como a minha imagem e a do Nuno (ator do vídeo) foram usadas em prol do clickbait, são mesmo os comentários. Eu sei que não devia ficar surpreendido, afinal de contas estamos a falar do Jornal de Notícias. Mas uma das perguntas que mais me fazem é se acho que a homofobia ainda existe em Portugal. E a resposta é sim, claro que sim. Basta dar uma olhadela nos comentários do artigo para concluir que sim.

Eu sei que há quem ache que é ridículo eu representar dois meninos aos beijinhos num videoclipe. E que é forçado. E que é pink washing. E que é mil e uma coisas. Mas, meus amores, é por isto que é importante ter videoclipes com dois meninos aos beijinhos. E era importante que houvesse mais artistas em Portugal a lutar por esta representação, porque somos muito poucos (e muito pouco conhecidos).

Tiago Braga explicando como deveria ser a chamada do Jornal de Notícias

No final do dia, “there’s no bad publicity” e a verdade é que de ontem para hoje as views aumentaram. Mas já que o JN aproveitou o meu videoclipe para fazer um clickbait nojento, eu vou aproveitar a exposição do JN para fazer um apelo importante: deixem-nos lutar pela nossa representatividade, deixem-nos fazer marchas, deixem-nos andar com a bandeira erguida e deixem-nos fazer videoclipes com dois meninos aos beijinhos sem nos fazerem passar por um bando de marginais perversos com uma agenda política anti-natura. Só queremos o que vocês já têm: que nos deixem ser quem somos em paz, sem termos que nos esconder ou ter medo.

Em suma: mais amor, menos ódio, e nunca tenham medo de serem quem são."


Assista o clipe "polêmico" aqui:




7 visualizações

©2019 by Portugays. Proudly created with Wix.com