Buscar
  • Kelrrey

Silvetty Montilla pede respeito a hierarquia em vídeo desabafo.



Com 33 anos de carreira Silvetty gravou um vídeo desabafo em seu IGTV onde se mostrou desapontada com a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo.


No vídeo com pouco mais de 13 minutos, Silvetty desmentiu ter sido convidada para participar da Parada Online e enfatizou que só não foi convidada por haver pessoas na equipe da organização que não gostam dela.


Pediu respeito a hierarquia. Questionou a falta de uma homenagem justa a Miss Bia, drag veterana com mais de 50 anos de carreira que faleceu recentemente aos 82 anos, vítima do Covid-19.


Citou a importância das novas drags como Pabllo Vittar, Glória Groove, Aretuza Lovi e Lia Clark. Mas também criticou a mídia pela falta de voz ás drags da velha guarda como Talia Bombinha, Leonora Aquila, Dimmy Kier, Márcia Pantera, Michele Summer entre outras.


Pediu para que o público tenha memória. Pediu para que estudassem como foi a primeira Parada. As dificuldades, percalços, pelos quais a atual velha guarda lutou na linha de frente para que tivéssemos a liberdade que temos hoje.


Desabafou ser um artista preto e velho, por vezes segregado da nova geração. Lembrou dos trabalhadores de casas noturnas que estão sem trabalho ha quase 100 dias, pois as mesmas estão fechadas devido a pandemia.


Silvetty é uma artista completa. Já atuou em filmes, teatro, novelas e séries (a maioria na Rede Globo). Gravou cds. Foi dubladora na primeira animação LGBTQIA+ da Netflix. Fez parte de um dos mais famosos standups nacionais, o Terça Insana. E tudo isso sem abandonar os shows em casas noturnas LGBTQIA+.



Acredito que a atual geração de Drags deveria apoiar ainda mais e trazer homogeneidade entre as gerações. Manter a história.


Um pequeno exemplo, está nos EUA. Lá vemos que as novas gerações se espelham e/ou respeitam RuPaul. E além disso, a incluem em suas divulgações. Muitas delas possuem músicas com participação de RuPaul em seus álbuns por exemplo.


Imaginem que incrível seria Pabllo Vittar feat Silvetty Montilla?


Isso tem acontecido no Brasil, mas timidamente, como vemos em participações mais atuais de Silvetty em videos do canal Põe Na Roda, ou em entrevista com a drag influencer Bianca Della Fancy.


O video está com quase 2 mil comentários, incluindo o de estrelas como Tatá Werneck, Cassio Scapin, Marcelo Medici e Leonora Aquila. Por favor, assistam, e apoiem Silvetty. É necessário.


Não deixem a história morrer.


14 visualizações

©2019 by Portugays. Proudly created with Wix.com